quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O FEDERALISMO QUE MASSACRA OS MUNICÍPIOS

    Há exatamente um ano,, quando sentíamos os efeitos das chuvas de janeiro, publiquei artigo que evocava uma reflexão sobre o nosso sistema federativo. Tal reflexão continua sendo necessária visto que os nossos municípios continuam sendo massacrados. Sendo assim transcrevo algumas ponderações daquele artigo.

     Porque a reforma federativa está abandonada em alguma gaveta de alguma comissão no Congresso Nacional? O nosso sistema federativo continua massacrando o ente municipal, que assume cada vez mais responsabilidades e recebe a cada dia menos recursos.

     O estado não consegue manter a segurança pública, o transporte escolar, a Emater e tudo sobra para os municípios. A União só transfere responsabilidades e nos últimos tempos vem reduzindo vergonhosamente os recursos, e tudo sobra para os municípios. A falta de manutenção de uma estrada construída a mais de trinta anos vem ceifando vidas de trabalhadores e famílias que transitam pela 251 a muito tempo. E tudo sobra para os municípios.

     É preciso que o governo federal enxergue e reconheça o descaso total com esse trecho da BR. Talvez agora nossos legisladores tirem da gaveta a reforma federativa e deixem de sacrificar os municípios.




0 comentários: