domingo, 22 de janeiro de 2017

ÁGUA - REVIVEREMOS UM NOVO 2015?

     O mês de janeiro vai chegando ao fim. As previsões meteorológicas não são nada boas. Em 2016 as chuvas do início do ano foram animadoras. Conseguimos acumular água, nossos produtores se alegraram, as cisternas construídas pelo Governo Federal estavam cheias. Mesmo assim a operação pipa funcionou praticamente durante todo ano.

      Sem as chuvas do mês de janeiro o cenário é preocupante . Nossos principais rios já estão secos. O Gorutuba se encaminha para mesma situação do segundo semestre de 2016. As cisternas na zona rural provavelmente não têm nível suficiente de água para suportar todo período da seca, que deve se estender por todo o ano.

      Infelizmente as alternativas são poucas. Nossos produtores já se desfizeram da maior parte do rebanho bovino. Em consequência disso a geração de renda através da produção e comercialização de leite despencou.  A produção agrícola agoniza e, se o produtor não consegue um sistema de irrigação, não deve se aventurar na "planta".

        Cabe-nos pedir a intervenção divina e apelar para que os homens possam tomar consciência do quanto ele  "homem " colaborou para estarmos nessa situação.

        Que à irresponsabilidade da nossa geração com o meio ambiente possa ser reconhecida e assumida, para que possamos educar os nossos filhos, torcendo para que ainda haja tempo.

0 comentários: